terça-feira, 13 de novembro de 2018

Filmes: Outubro, mês do horror

Assim como Dezembro é o mês do Natal, para mim Outubro é o mês do horror, por causa do Halloween. Então, este ano decidi esforçar-me por ver alguns filmes de terror, dado que tendo a gostar desse tipo de filmes e estava no mood perfeito para isso mesmo. Tenho uma longa lista de filmes de terror que tenciono ver, inclusive alguns que poderiam ser considerados clássicos, mas que fui sempre adiando. Vi alguns antes e depois de Outubro, mas estes são aqueles que vi durante esse mês.

The Cabin in The Woods, Drew Goddard (2012)

Este filme propõe-se a surpreender quem o vê. Contudo, inicialmente parece mais um típico filme de terror, em que um grupo de amigos vai passar o fim de semana na casa de campo de um deles e 1) um deles decide começar a matar toda a gente; ou 2) há um vizinho serial killer que os mata um a um. As personagens são o mais cliché que existe neste tipo de filmes e parece mesmo que já sabemos tudo o que vai acontecer. Mas na verdade, não é bem assim e somos de facto surpreendidos. Obviamente, não irei contar porquê, pois acredito que estragaria a experiência a quem o quiser ver.

Confesso que gostei mais do conceito, do que da forma como este foi executado, embora não consiga explicar porquê. A ideia por detrás do plot deste filme continua fresca na minha cabeça e a deixar-me a pensar até onde pode ir o comportamento humano e como é assustadora a perda de empatia e a falta de pensamento crítico.



The Witch, Robert Eggers (2015)

Quando pesquisei sobre este filme, li algumas coisas despertaram a minha curiosidade: "1630s New England", "devout Christian life" e "on the edge of an impassable wilderness". Adoro histórias narradas noutras épocas, então isto pareceu-me o ideal.
Neste filme conhecemos uma família, que é expulsa do local onde vive, por suposta heresia. Acompanhamos o recomeçar das suas vidas e o nascimento de um novo filho, que desaparece misteriosamente. Este estava com a filha mais velha do casal (Thomasin), que estava também presente quando, mais tarde, outro irmão desaparece no meio da floresta. Este reaparece com um ar bastante doente e Thomasin é acusada de bruxaria pelos irmãos mais novos. Com o desenrolar da história, vão surgindo mais informações sobre o que acontece na floresta e na própria casa desta família.
The Witch tem alguns momentos muito bons e a história conseguiu cativar-me. Ainda assim, quando terminou, fiquei com a sensação de que tinham tentado "meter o Rossio na rua da Betesga". Sinto que teria gostado mais de ler este filme, do que de o ver, porque fiquei com a sensação de que não conseguiram aprofundar muito bem cada acontecimento e cada personagem. Penso que teria resultado melhor como livro, mas ainda assim foi um bom filme.


A Nightmare on Elm Street, Wes Craven (1984)

Não, este filme não está aqui porque o decidi rever. Na verdade, nunca o tinha visto antes, embora já soubesse mais ou menos a história e já tivesse visto alguns excertos. Na verdade, é um clássico e não há como lhe fugir. Quando o decidi ver foi com essa ideia em mente: "talvez vá achar cliché e os efeitos sejam maus, mas é um clássico, preciso de ver". Assim que acabou, percebi o porquê de ser tão adorado.
Todos sabemos o nome dele. Aqui conhecemos o Freddy Krueger, a mítica personagem que nos mata enquanto dormimos. Acho brilhante brincarem com o maravilhoso mundo do sono e sonho, onde perdemos totalmente o controlo. Penso que se torna assustador por isso mesmo. Quantas vezes não acordamos com pesadelos e tememos voltar a adormecer e regressar ao mesmo sonho?
Adorei o ambiente criado neste filme e a forma como a história do próprio Freddy foi contada.
É um filme claro, que tem uma história para contar e o faz muito bem, sem tentar ser pretensioso. Destes três que vi em Outubro, foi sem dúvida o meu preferido e o único que tenciono rever. (Curiosamente, fiz uma pequena sesta a meio deste filme, mas correu tudo bem! Ainda aqui estou!)

Sem comentários:

Enviar um comentário