"Let me live, love, and say it well in good sentences."
Autor: Sylvia Plath
Data de nascimento: 27 de Outubro de 1932
Data de morte: 11 de Fevereiro de 1963
Nacionalidade: Norte-americana
Sylvia Plath nasce em Boston, Massachusetts, no ano de 1932, o mesmo ano em que os seus pais se casaram. A sua mãe, Aurelia Schober, é estudante na Universidade de Boston, onde conhece um professor, Otto Plath, pelo qual se apaixona e com o qual se casa e vem a ter esta filha.
Em 1940, com oito anos de idade, Sylvia perde o seu pai, devido às complicações de uma amputação realizada por causa de diabetes. O seu estilo parental autoritário, bem como a sua morte drástica, encontram-se representados num dos poemas mais reconhecidos de Sylvia Plath, "Daddy".
Durante a sua adolescência, Sylvia foi publicando alguns dos seus poemas em pequenas revistas e jornais.
Em 1950, Sylvia entra na faculdade Smith College, demonstrando ser uma aluna brilhante. No Verão após o seu terceiro ano, é convidada a trabalhar como editora convidada na revista "Mademoiselle", sendo que para tal iria passar um mês a viver em Nova Iorque. Este acontecimento, bem como as várias tentativas de suicídio, são alguns aspectos que podem ser comparados com aquilo por que passou Esther, personagem principal do único romance de Sylvia Plath, The Bell Jar.
Depois de uma fase de internamento num hospital psiquiátrico, Plath consegue terminar o seu curso, com distinção, em 1955. De seguida, muda-se para Cambridge, onde obteve uma bolsa "fullbright". É lá que, no ano seguinte, conhece o poeta britânico, Ted Hughes, com quem se casa, ainda nesse mesmo ano. Deste casal, surgem dois filhos, um em 1960 e outro em 1962. Contudo, em 1962, Ted Hughes deixa-a para ficar com Assia Gutmann Wevill. É nesse Inverno que, Sylvia Plath, envolvida numa profunda depressão, escreve grande parte dos poemas que integram o livro "Ariel".
A 11 de Fevereiro de 1963, após isolar os seus filhos no quarto, Sylvia toma uma grande dose de comprimidos, liga o gás e coloca a cabeça no forno, suicidando-se assim aos 30 anos de idade.
A grande maioria das suas obras foi publicada já depois da sua morte, algumas delas orientadas por Ted Hughes, o que faz pensar em até que ponto ele não terá retirado alguns poemas que não lhe convinham aparecer. Ainda assim, Sylvia Plath foi a primeira poetisa a vencer o Prémio Pullitzer já depois de morrer, em 1982, com a obra The Collected Poems.
Influências: Num entrevista, Sylvia Plath menciona alguns escritores que ou a influenciaram ou dos quais ela terá gostado bastante. Entre eles, estão: Dylan Thomas, W. B. Yeats, W. H. Auden, William Blake e William Shakespeare.
Alguns livros publicados:
Prosa:
- 1963 - A Campânula de Vidro
- 1975 - Letters Home
- 1977 - Zé Susto e a Bíblia dos Sonhos
- 2000 - The Unabridged Journals of Sylvia Plath
Poesia:
- 1960 - The Colossus
- 1965 - Ariel
- 1971 - Crossing the Water
- 1971 - Winter Trees
- 1981 - The Collected Poems
"I can never read all the books I want; I can never be all the people I want and live all the lives I want. I can never train myself in all the skills I want. And why do I want? I want to live and feel all the shades, tones and variations of mental and physical experience possible in my life. And I am horribly limited."