Bem, finalmente tirei algum tempo para ver este filme. Queria mesmo saber como tinha ficado a adaptação cinematográfica deste livro do Tolstoi, cuja opinião já escrevi por aqui no blog. Além disso, adoro a Keira Knightley e, apesar de não a ter imaginado a ela como Anna Karenina, o facto de ela aparecer no filme, deu-me ainda mais vontade de o ver. Para não falar da banda sonora, que já tinha ouvido, durante a leitura do livro, e que tinha adorado.
O filme acaba por se focar principalmente na história da Anna Karenina, deixando um pouco de lado os outros personagens, que para mim, foram absolutamente essenciais no livro. No entanto, Anna Karenina é a protagonista desta história, por isso faz sentido que o filme se tenha centrado na sua história.
No geral, gostei do filme. Não se tornou num dos meus filmes preferidos, mas foi uma boa experiência, apesar de se ter perdido um pouco da profundidade do livro. Gostei bastante da ideia de fazer parecer que toda a história se passa num palco. Há uma continuidade entre cada cena e por vezes vêm-se mesmo os cenários mudar atrás dos personagens, o que dá ainda mais essa imagem de um teatro. Assim como a própria forma como os personagens se movimentam, por vezes, semelhante a uma dança.
Mais especificamente, uma das minhas cenas preferidas do livro é, tal como já mencionei na resenha, a primeira vez que vemos a Anna Karenina e, ao mesmo tempo, a primeira vez que ela e Vronski se cruzam. Adorei essa parte, mas no filme perdeu toda a sua "magia" e a Anna Karenina não apareceu como eu a tinha imaginado.
Ainda assim, gostei bastante do filme, no geral. Uma das cenas que, para mim, merece ser destacada, é a cena do baile, onde Anna e Vronski dançam juntos. Foi absolutamente linda e não consegui mesmo tirar os olhos do ecrã, de tão bem construída que foi. A própria evolução da cena, que se vai tornando cada vez mais densa e frenética... ksdhfkj! Muito amor para esta cena! Vou deixar aqui, para quem tiver curiosidade. (Eu, pessoa que odeia spoilers, digo-vos que ver esta cena não vos vai arruinar a experiência de ler o livro ou de ver o filme. É seguro!)
Concluindo, acho que foi um bom filme, com um conceito geral interessante, com umas fatiotas giras e com uma excelente banda sonora (como já disse 19075657 vezes). Contudo, para quem quer conhecer a história, mas está com preguiça de ler o livro, acho que vai perder muito se se ficar apenas pelo filme. Uma das razões para isso mesmo é porque o filme se foca quase totalmente na história da Anna Karenina e mesmo esta é bem mais aprofundada no livro. O ideal, para mim, continua a ser ler primeiro o livro e, depois, ver o filme.
"You can't ask why about love."